Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler foi eleito, na última segunda-feira (24), em São Paulo, o novo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Então vice-presidente da CNBB, ele estará à frente da entidade de 2023 a 2027.
Ao ser questionado pelo atual presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceitava o cargo, dom Jaime respondeu:
– Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas, sobretudo, na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim! – fala.
O arcebispo da capital gaúcha é o 14º presidente da Conferência, que foi comandada por dom Ivo Lorscheiter.
Eu tive a oportunidade de entrevistar dom Jaime. Trata-se de uma figura carismática, serena e ponderada. Está em mãos o comando da CNBB.
Dom Leomar presidirá comissão da Conferência
Leomar Brustolin, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência. Em sua primeira manifestação como presidente da comissão, dom Leomar enumerou as razões de aceitar o desafio:
– Porque todos nós cremos que a transmissão da fé para as novas gerações é um dos maiores desafios para a nossa missão e também por dar continuação à animação bíblica, eu aceito! – diz.
O arcebispo da cidade também é responsável pelo processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Dgae), que está em andamento. Sem dúvida, uma missão importante para dom Leomar.